Tudo sobre Marketing

Este blog será utilizado na disciplina de E-commerce e Internetmarketing, ministrada pelo professor Diogo Scandolara, no Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Furb. E também, para abordar assuntos diversos relacionados ao Marketing.

O que é E-commerce?

Conceito

Para MacCulloch (03/09/2007), comércio eletrônico ou comércio virtual é um tipo de transação comercial feita por meio eletrônico, como o ato de vender, comprar ou mesmo pagar contas via internet. Segundo dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o número de empresas que trabalham com varejo eletrônico estava na faixa das 30 mil no início de 2006. A tendência é de crescimento, pois o número de novos usuários (consumidores) na rede também é alto.

Evolução do Conceito

Conforme Contreiras (11/01/2006), o conceito de eCommerce é anterior à Web, pois em 1970 surgiram o EDI (Electronic Data Interchange) e o EFT (Electronic Funds Transfer), que através de redes informáticas privadas constituíam formas de efetuar transações intraempresa e interempresas. De acordo com uma pesquisa feita pela VeriSign, o eCommerce surgiu em 11 de agosto de 1994, quando um CD do Sting foi vendido pela NetMarket. Portanto, o eCommerce já completou uma década.

e-commerce

Tipos de eCommerce

São cinco os tipos essenciais de eCommerce:

Business-to-Business (B2B), onde as empresas se inter-relacionam de forma eletrônica, com o intuito de trocar informações entre os seus diversos sistemas sejam eles de compras, vendas, distribuição, logística, produção etc;

Business-to-Consumer (B2C), como explica Sena (03/06/2008), é composto por todos os consumidores que adquirem bens e serviços para uso próprio ou domiciliar, isto é, não existe objetivo comercial para o que adquiriram. É a forma de eCommerce que conecta empresa com consumidores, mais relacionada com as áreas de varejo e comércio direto onde o consumidor final é o alvo que se busca através da Internet. Sob o ponto de vista administrativo, permite que as organizações sejam mais eficientes e flexíveis em suas operações internas, trabalhando mais próximo de seus fornecedores e, ao mesmo tempo, permite que ela seja mais ágil às necessidades e expectativas de seus clientes (ou potenciais clientes). As empresas devem ter sistemas de relacionamento com o cliente (CRM) automatizados a fim de, continuamente, convidar os seus clientes a visitar sua loja eletrônica. O CRM irá identificar o perfil dos clientes e auxiliar a prospectar novos clientes, promover ações de Marketing, promoções de novos produtos/serviços, entre outras ações;

Business-to-Administration (B2A) e o Consumer-to-Administration (C2A), conforme cita Chagas (11/01/2006), fazem parte do eGOV, que são transações entre empresas (B2A) ou pessoas físicas (C2A) com a Administração Pública.

Consumer-to-Consumer (C2C), que segundo Sena (03/05/2008), consiste na venda por meio eletrônico de bens e serviços por consumidores diretamente a outros consumidores, aqui não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final sem intermediários, como a eBay (site Web de leilões) e a grande líder no Brasil Mercado Livre.

Obras Literárias

Estes são alguns autores (best-sellers mundias) com diversas obras literárias conhecidas na área de eCommerce: Harvey M. Deitel, Paul J. Deitel e Kate Steinbuhler. Dois livros que merecem destaque, são: e-Business & e-Commerce para Administradores e e-Business & e-Commerce para Gerentes.

Referências:

CHAGAS, J., 11/01/06 Quais os tipos de e-commerce? Sistemas de Informação.

CONTREIRAS, B., 11/01/06 Quando surgiu o conceito de e-commerce? Sistemas de Informação.

GARCIA, A., NOVAES, J., FREITAS, R., FIGUEREDO, M., LEITE, N., CARDOSO, A.L., eCommerce: Conceitos, Evolução e Tendências. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/7631644/eCommerce-Conceitos-Evolucao-e-Tendencias&gt;. Acesso em: 14 maio 2009.

MACCULLOCH, M., 03/09/07 Aproximadamente, quantas empresas trabalham com e-commerce no Brasil? Sistemas de Informação.

SENA, V., 03/05/08 Em que consiste a categoria básica de aplicações de e-commerce c2c? Sistemas de Informação.

SENA, V., 03/06/08 Como devem atuar as empresas de aplicações de e-commerce b2b? Sistemas de Informação.

About these ads

1 comentário»

  Fred wrote @

Boa noite,
poderia postar os os nomes dos livros utilizados como referências de:
Chafas, j, CONTREIRAS, B, SENA, V., MACCULLOCH, M.
Muito obrigado.
Obs: se puder enviar para laubert.fredy@gmail.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: