Tudo sobre Marketing

Este blog será utilizado na disciplina de E-commerce e Internetmarketing, ministrada pelo professor Diogo Scandolara, no Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Furb. E também, para abordar assuntos diversos relacionados ao Marketing.

Microambiente e Macroambiente

A idéia de ambiente de marketing é defendida por KOTLER (1998, p.47-51), pois para ele a administração de marketing está inserida no macroambiente e no microambiente.

Uma empresa é constituída por atores e forças que estão fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir. Para ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as suas ações de marketing às tendências e desenvolvimentos nesse ambiente.

O Ambiente de MarketingClique na imagem para ampliar.

O ambiente de marketing é composto por um microambiente e um macroambiente. O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

ATENÇÃO: Como está tendo muitos acessos diários neste post, decidi aprofundar um pouco mais sobre o tema e tentar explicar de forma simples e objetiva os atores do microambiente e as forças do macroambiente.

Macroambiente: A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa. As principais forças do macroambiente de uma empresa são:

Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

Ambiente Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

Marketing

Microambiente: A tarefa de admistração de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, essa tarefa não pode ser realizada apenas pelos gerentes de marketing. O sucesso deles depende de outros atores do microambiente da empresa, que são eles:

A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing.

Os Fornecedores: Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.

Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.

Os Concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos consumidores-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.

Os Públicos: O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.

O conhecimento da complexidade do ambiente de marketing global é a chave para o sucesso. Além deste conhecimento, é necessário que o profissional de marketing encontre maneiras de manter-se atualizado frente às constantes e rápidas alterações neste ambiente, sobre todos os seus aspectos.

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24 Comentários»

  Eduardo Coelho wrote @

Hmmm bonita a teoria, espero que saiba aplicar bem isso ai na prática para obter bons resultados.

Yawnn que sono!

  Mauricio Amido Afai wrote @

gostaria de receber informaçoes recente que trate sobre o assundo e Marketing em geral.

  Eduardo wrote @

gostaria de saber como delinear um sistema de analise do ambiente de negocios que possam afetar o produto cerveja skol como as forças: politico governamentais; economicas; tecnologicas; socio-demograficas; culturais; ecologicas e socio-ambientais. Estou fazendo um trabalho na faculdade e quero saber o correto.Data da entrega do trabalho 29.09.2009. Acredito que o senhor possa me ajudar a debater esta materia na sala de aula. Obrigado. Eduardo.

  Jenni^^ wrote @

Olá pessoal,

Gostaria de informá-los que não estou mais postando neste blog. Lamento não poder ter respondido às questões acima. Ultimamente estou sem tempo e como devemos sempre procurar seguir “a ordem das prioridades”, talvez seja mais conveniente eu voltar a postar futuramente. Alguns sites com informações bastante interessantes e atualizadas sobre Marketing estão adicionados em “Links”.
Como eu havia explicado, o objetivo maior deste blog era utilizá-lo para a disciplina de E-commerce e Internetmarketing e que por sinal, foi bem aceito e recebi nota máxima. Portanto, espero que saibam usufruir dos conteúdos aqui abordados e muito obrigada!

Abraços,

Jennifer. ;)

  Taiany Cavalcante^^ wrote @

Oláa…td bem??
Bom adorei ter lido este post..pois estudo publicidade e sempre estou buscando entender sobre Marketing..Pois Micro e Macro agora lendo este post pude compreender um pouco mais sobre issu!
Continue sempre postando mais assuntos…
Obrigada

  Marcos wrote @

Ola, alguem saberia dizer algum livro onde eu possa conseguir mais informações sobre Macroambiente? obrigado!

  vinicios abud wrote @

muito bom, gostei das informações contidas aqui sobre macro e micro.

  aline wrote @

muito bou’n esse blog..
Pararbéns .. contém informaçoes essenciais .
Bjoo !!

  Nelle wrote @

Gostei das definições. Estou fazendo meu plano de negócios e tentando delinear o micro e macro ambiente da “minha empresa”

  Manuel Simão Indo wrote @

encontrei tudo que eu almejava para um trabalho que tinha de defesa, continuem assim, até mais….

  Fernando wrote @

Simples e completo, vai me ajudar muito na prova que vou fazer. Obrigado!

  Guustavo wrote @

Olá, eu quero saber se você ou alguma outra pessoa que entenda bem sobre marketing não pode por alguns exemplos dos macro e micro ambientes :~
Seria de mais fácil entendimento não somente para mim mas também pros demais interessados no assunto.
Agradeço desde já.

  Tais wrote @

Adorei a teoria!!! Tudo o que eu precisava para entender sobre este assunto!! Por Favor! não parem de postar sobre todos os tipos de assunto.

  Rugerie wrote @

Realmente bem objetivo e preciso! Ajudou bastante!

  givaldo v.silva wrote @

muito bom este site.

  Rita de cassia wrote @

Excelente site o conteúdo expresso foi de fundamental importância para o meu entendimento sobre marketing.

  tania wrote @

muito bom! consegui tirar minhas duvidas.abrigada!

  Jamillle e AraujoAtizore wrote @

Gostaria de saber dentro do contexto politico quais seriam as oportunidades e ameaças?

  Ilídio wrote @

Alo pessoal,
Gostei também dos comentários aqui feitos. Espero poder fazer os meus e deixar também algumas informações quando tiver mais tempo.

  Pamela wrote @

Olá , qual outro autor aborda sobre analise do ambiente de marketing???

  kátia Guimarães wrote @

olo , gostei , tem tdo que estava procurando. Brgada

  Bernardo Edson Ferreira Tima wrote @

A intimação me foi muit útil gostei o bastante,só estudante de Marketing Faculdade de Economia e Gestão(UCM)

  jana wrote @

gostei me ajudou bastante!

  jucimar do rosario santos wrote @

Gostaria de receber informacoes sobre o assunto de lojistica


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